Desenvolviemto
A observação foi realizada em uma criança, no dia 26 de Março de 2014, no período das 19h00 às 19:20hs, no Centervale Shopping, na cidade de São José dos Campos/SP. A criança observada foi um menino de nove anos primo de um dos integrantes do grupo. Levamos a criança para brincar no shopping cuidado pela sua mãe, que autorizou a observação.
2.1 Breve descrição das características físicas e sociais do ambiente de observação.
A observação foi realizada no Centervale Shopping, na área dos brinquedos. Os brinquedos são separados por tamanhos específicos para cada idade. A criança de início não gostou dos brinquedos, pois até então tinha visto somente brinquedos para idades inferiores a dele. Levamos ele em brinquedos maiores do que os indicados para a idade dele, e seu entusiasmo surgiu ao longo da observação feita.
Os brinquedos utilizados pelo menino foram: Carrinho de bate-bate, Barca (barquinho motorizado pequeno), e Tiro ou alvo na piscina de bolinha. A interação entre a criança e sua mãe foi observada.
Para observar as atividades do menino, sentamo-nos em um banco a uma distancia razoável, de maneira a não interferir no comportamento dele.
2.2 Atividades e comportamentos observados.
A observação iniciou-se quando o menino andou em direção a Barca, enquanto a sua mãe andava atrás dele. Durante a brincadeira ele disse que estava inseguro em relação à altura que o brinquedo poderia chegar. Após sair do barquinho, ele disse que gostou do desafio, e que não teria medo de se machucar. Queria repetir a brincadeira, mas sua mãe achou que para melhor aproveitamento dele, seria interessante experimentar outros brinquedos. Em seguida foram para o Tiro ou alvo na piscina de bolinha. Ao subir as escadas do brinquedo, não sentiu firmamento na escada e se desequilibrou. Pediu auxilio para sua mãe que segurou sua mão dando a ele segurança. Ele sentou em um banquinho no alto, enquanto sua mãe tentava acertar o tiro ao