Perguntas e Respostas
ENGENHARIA AMBIENTAL
BIOQUÍMICA DA POLUIÇÃO
POLUIÇÃO DO MAR – EXERCÍCIOS
1) Explique o significado das seguintes técnicas:
a) Biorremediação:
R: É a técnica que consiste na aplicação de processos biodegradáveis no tratamento de resíduos para recuperar e regenerar ambientes principalmente água e solo que sofreram impactos negativos, mantendo o equilíbrio biológico em ecossistemas. Também é chamada de biotecnologia ambiental, por usar, de forma controlada, processos microbiológicos que ocorrem normalmente na natureza para remover poluentes de áreas contaminadas por petróleo pode ser feita in situ no próprio local da contaminação ou ex situ o meio extraído é tratado em locais apropriados, diferentes do da contaminação.
b) Bioestimulação:
R: É a adição de nutrientes e fornecimento de condições ótimas para os microrganismos envolvidos.
c) Bioaugmentação:
R: É a adição de nutrientes e fornecimento de condições ótimas para os microrganismos envolvidos
2) Além das técnicas descritas acima, explique quais são os destinos (reações bioquímicas) que ocorrem com óleos (petróleo) em contato com a água do mar?
R: Em termos puramente físicos, cerca de um terço do óleo derramando é suficientemente volátil e se transfere para a atmosfera. O restante, contendo substâncias tóxicas como o fenol, contaminarão o plancton entre outras formas de vida.
3) Quais são as características bioquímicas das formas de mercúrio que podem ser encontradas no ambiente?
R: como metal (Hg(0)) : volátil e de baixa solubilidade em água. O Hg(0) é facilmente absorvido pelos pulmões na forma de vapor, mas tem absorção desprezível via epitelial e gastrointestinal
- inorgânico: (Hg 2+ ou mais raramente Hg2 2+), na forma de sais, principalmente como sulfeto de mercúrio, HgS, também chamado de cinábrio. Hg(0) é facilmente convertido a vapor e, por ter baixa solubilidade em água (0,08 mg L-1), as chuvas não o retiram eficientemente da atmosfera. Quando há a conversão para Hg 2+ (por