Perguntas Tharcisio
Aula 1:
1) Na primeira fase do desenvolvimento da atividade produtiva do café, as plantações se localizavam entre São Paulo e Rio de Janeiro, onde existia um solo fértil mas uma altitude errada, gerando um café de baixa qualidade e de mão de obra escrava.
Já na segunda fase, os italianos que vieram para o Brasil em busca de emprego sabiam plantar uva, que é um produto bem parecido com o café em questão de plantio, então os italianos plantaram café na região de Ribeirão e Campinas com a altitude correta, podendo exportar um grão de qualidade superior.
2) A razão que levou a construção de ferrovias no Brasil a partir da segunda metade do século XIX foi para conseguir levar a produção de café do interior de São Paulo até o porto de Santos.
O principal problema dessas ferrovias é que elas foram construídas sem planejamento, fazendo com que dois vagões nao pudessem andar no mesmo trilho, gerando uma confusão de trens.
3) A partir de 1880 ocorreu uma expansão da indústria leve devido ao comércio exportador e da lavoura cafeeira.
Mais de 50% da produção era feita pela indústria têxtil, de vestuários, calçados e alimentos.
Aumentando a renda da população e a demanda de produtos perecíveis, a atividade industrial se expandiu no país.
Foi criada uma base para o incremento das atividades industriais.
4) A “república do café com leite“ ou república velha foi um período (1889-1930) onde as elites agrárias de São Paulo e de Minas Gerais predominavam. O café, a borracha, o açúcar, o fumo e o cacau eram os principais geradores de lucro do país, porem a partir de 1896 houve uma superprodução de café, o que levou, consequentemente, a uma queda de preços no mercado consumidor.
Mesmo com a queda de preços a produção continuou crescendo, fazendo com que o numero de cafeeiros crescesse, em média, 9% ao ano enquanto o consumo mundial crescia 1,5%.
5) No início do período republicano, o ministro da Fazenda Rui Barbosa empreendeu reformas. Uma delas foi a Lei