Perguntas sobre o Chatô
Prof. Rosa
Perguntas sobre "Chatô - O Rei do Brasil" - MORAES, Fernandes.
Grupo 5:
Amanda Gussão, Camila Wzorek, Fernanda Passos, Gabriela Castro, Guilherme Sizanoski, Julia Putkamer, Selena Teodoro Bortoletto.
Pergunta 1:
Após uma viagem para Nova York, Chateubriand encantado com a tecnologia utilizada nos studios de tv americanos decide importa-la para o Brasil. Como essa passagem pode ser relacionada com a evolução da prensa de Gutenberg?
O processo desenvolvido por Gutenberg era mais viável economicamente, tornando a difusão de informações mais rápida e mais barata. A tecnologia a qual Chatô se referia era dinâmica, e permitia a produção de diferentes obras simultaneamente, o que aceleraria o seu desenvolvimento, tornando-a mais prática e acessível. Assim, as duas técnicas procuram proporcionar um maior aproveitamento comercial, que consequentemente difundiriam as informações mais fácil e rapidamente. A adequação técnica nos dois casos também representaria uma ruptura ao padrão que até então era adotado, possibilitando um acesso mais facilitado de informações para as massas populacionais.
Pergunta 2:
Ao longo de sua carreira, Chateaubriand sempre buscou inovar seus veículos de comunicação com recursos exclusivos e muitas vezes pioneiros. Cite ao menos três inovações trazidas ao universo da comunicação por Assis Chateaubriand.
R: Chatô percebeu que o lucro de seus veículos não viria somente da venda de jornais, mas também de anúncios publicitários, ausentes em todos os grandes meios impressos. Chateaubriand inovou ao convidar Fitz Gibbor (chefe do departamento de propaganda do New York American) para ser chefe do departamento de propaganda de 'O Jornal'. Graças a essa união, 'O Jornal" passou a ser o primeiro veículo impresso a ilustrar anúncios de grandes e poderosas marcas. Chatô também inovou ao adquirir a Multicolor, a mais moderna máquina rotativa da época. Seu conglomerado foi, por muito tempo, o único da