Cria o de moldes
1. Seleciona-se o plano superior para a criação de um novo esboço (Fig. 1).
Fig. 1
2. Desenha-se dois retângulos com as dimensões da figura 2.
Fig. 2
3. Selecionam-se o ponto médio da linha vertical e a outra linha vertical, conforme indicado na figura 3. Na caixa de propriedades, à esquerda, seleciona-se a opção “midpoint”.
Fig. 3
Marco Bandeira
Criação de moldes
Pág.
1
4. Seleciona-se o ponto médio da linha vertical e a origem, conforme indicado na figura 4. Na caixa de propriedades, á esquerda, seleciona-se a opção
“coincident”.
Fig. 4
5. Faz-se o modelamento do retângulo de largura = 50 mm, com altura de 30 mm (Fig. 5).
Marco Bandeira
Criação de moldes
Pág.
2
6. Faz-se, agora, o mdelamento do retângulo de largura = 80mm, com altura de 50 mm, selecionando o mesmo esboço anterior por meio da árvore de comandos
.(Fig. 6).
Fig. 6
7. Seleciona-se o comando “Draft” na barra de comandos “Features” (Fig. 7).
Fig. 7
Marco Bandeira
Criação de moldes
Pág.
3
8. Na caixa de propriedades é solicitado a determinação do plano neutro, que é a face inferior da peça. Após é solicitado a determinação das faces a serem inclinadas, que deverão ser todas as faces laterais. Especifica-se um ângulo de 3º para inclinação e verifica-se se a seta com a direção da inclinação está apontando para cima. Confirma-se o comando (Fig. 8).
Fig. 8
9. Faz-se um arredondamento da peça (exceto as arestas da face inferior) com um raio de 5 mm (Fig. 9).
Fig. 9.
Marco Bandeira
Criação de moldes
Pág.
4
10. Com o comando “Shell” ativado, seleciona-se a face inferior da peça e especifica-se um valor de 1 mm para espessura das paredes (Fig. 10).
Fig. 10
11. Faz-se um novo esboço na face superior da peça e, no modo de visualização normal ao esboço, faz-se um retângulo com as dimensões da figura 11.
Fig. 11
Marco Bandeira
Criação de moldes
Pág.
5