ROTEIRO SEMIN RIO CIDADE PARTIDA 1
PARTE GERAL:
1) Resumo da obra
2) Contextualização histórica (dissertar sobre as questões sociais, culturais, econômicas e políticas da época em que se passa a história narrada)
3) Romance-reportagem (trazer informações sobre esse gênero textual – o que é / por que “Cidade Partida” é considerada um romance-reportagem)
PARTE ESPECÍFICA:
1) Elementos da comunicação (indicar quem é o emissor, o receptor, qual a mensagem transmitida, por meio de qual canal ela é apresentada, qual código utilizado e qual o contexto abordado na história)
2) Elementos da narrativa (trazer informações sobre os personagens, sobre o espaço, o tempo, o enredo e o narrador)
3) Funções da linguagem (para cada capítulo estudado, dizer qual função da linguagem é empregada no momento de cada situação comunicativa – diálogo entre as personagens; ou entre narrador e leitor. ( Pode ser mais de uma.)
Recapitulando:
A) Função emotiva / expressiva
B) Apelativa / Conativa
C) Referencial
D) Metalinguística
E) Fática
F) Poética
4) Analisar as situações comunicativas:
- Analisar os elementos do contexto em questão – quais os personagens envolvidos, o local e a fala usada – vulgar, coloquial-popular, coloquial-cuidada, formal-culto – ,ou seja, a adequação linguística (comparar as linguagens utilizadas pelas personagens na situação comunicativa; quais as escolhas vocabulares feitas);
- Verificar as relações de poder presentes; o interesse por trás do discurso das personagens. Pensar como cada personagem vai adequar o seu discurso ao receptor da mensagem. Como é o tratamento, as palavras utilizadas, como as relações de poder moldam o discurso de cada um Por exemplo, como o chefe do tráfico fala com Zuenir Ventura; e como fala com um subordinado. São as mesmas escolhas linguísticas? Qual é a linguagem utilizada? Funções de linguagem? Qual imagem o emissor projeta de si mesmo quando fala com o receptor.
- FOCO: Voz das personagens