Perguntas sobre cronica
1- Qual é a temática principal da crônica?
2- O foco narrativo é em primeira pessoa ou em terceira pessoa?
3- Que elementos do texto confirmam a sua classificação? Segundo parágrafo
4- Há personagens na crônica? Como podem ser classificados?
Terceiro parágrafo
5- Que elementos do cotidiano podem ser evidenciados na crônica?
6- Há alguma crítica social? Política, religiosa ou econômica lida?
Fama
Artista nunca se sente recompensado
“em cada canto de rua depara a gente com a obra de um pintor, cuja existencia é ignorada por toda a gente” muitas vezes encontramos nas ruas pinturas que deveriam estar em expozições . A crônica “A pintura das ruas”, de João do Rio, trata-se da arte em suas várias maneiras, avaliações, pontos de vista e classificações. No trecho “Saí devagar e a pé, a visitar bodegas reles, lugares bizarros, botequins inconcebíveis, e vim arrasado de confusão cerebral e de encanto”, percebe-se que a história é narrada em primeira pessoa.
Com o desenvolvimento da crônica, são citados no texto vários poetas, críticos e pintores, um deles é Paiva, um dos artistas de grande talento, porém desconhecido. Os personagens são o narrador, o amigo excelente do narrador e Xavier, o pintor que conseguiu emocionar o narrador com uma pintura. em que o narrador e o amigo dele conhecem e analisam, de várias formas, as pinturas da cidade .
Faz-se, na crônica, uma pequena crítica à sociedade, que não valoriza a arte feita por pintores desconhecidos e simplesmente ignora¸ de acordo com os padrões estabelecidos pela sociedade, expressões de arte belíssimas por não serem expostas em um local