Perguntas - Nietzsche e Kierkegaard
ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA – ESAG
MATÉRIA: ÉTICA HUMANA E PROFISSIONAL
TERMO: 8º VESPERTINO
GRUPO: NIETZSCHE E KIERKEGAARD
Exercícios Livro: Textos básicos de ética: de Platão a Foucault.
Perguntas Kierkegaard
1. Qual a importância da história de Abraão para Kierkegaard? A história de Abraão mostra justamente a problemática central de Kierkegaard sobre a irracionalidade de nossa experiência do real, onde a impossibilidade de tomarmos decisões de maneira racional e de justificarmos a nossa ação de um ponto de vista ético é exemplificada na decisão que Abraão precisa tomar ao receber uma ordem divina para sacrificar o próprio filho.
2. Como se pode entender a relação entre ética e fé no pensamento de Kierkegaard?
De acordo com Kierkegaard a fé está além da racionalidade, da justificação ou mesmo da compreensão, e ao dizer que somos impossibilitados de tomar decisões de maneira racional e de justificarmos a nossa ação de um ponto de vista ético, então, só nos resta dar um “salto no escuro”, que consiste na fé.
3. O que significa para Kierkegaard a “suspensão teleológica da ética”?
A “suspensão teleológica” da ética para Kierkegaard não significa a negação da ética, mas sim, que frente a uma impossibilidade de se utilizar a ética para se tomar uma decisão recorre-se da fé.
4. Como você se posicionaria diante do dilema de Abraão?
O dilema de Abraão mostra que frente a uma situação extrema entre a fé e a ética, o ser humano não é capaz de justificar as suas ações por meio da ética e acaba por optar pela fé nas suas escolhas.
Perguntas Nietzsche
1. Por que para Nietzsche é necessária uma crítica da tradição quanto aos valores morais?
Para Nietzsche a moral cristã se caracteriza pela “moral do rebanho”, os indivíduos deixam de se levar pela maioria e seguem os ensinamentos da moral tradicional de forma crítica. Dessa forma o homem ressentido, assume a culpa e o pecado como