Perguntas de Ética
Em sentido etimológico, cidadania refere-se à condição dos que residem na cidade. Ao mesmo tempo, diz da condição de um indivíduo como membro de um estado, como portador de direitos e obrigações.
Para que serve a cidadania?
Exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e correto seja colocado em prática.
O que é um cidadão?
Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei.
Em que estava fundamentada a cidadania no mundo antigo?
Durante toda a antiguidade e boa parte da Idade Média, as concepções acerca da cidadania estavam vinculadas a uma visão naturalista da política, ou seja, tudo era pensado em conformidade com uma ordem social cósmica, hierárquica e imutável, na qual os indivíduos não eram vistos como sujeitos de direitos.
Em que estava fundamentada a cidadania no mundo moderno?
Em sentido etimológico, cidadania refere-se à condição dos que residem na cidade. Ao mesmo tempo, diz da condição de um indivíduo como membro de um estado, como portador de direitos e obrigações. A associação entre os dois significados deve-se a uma transformação fundamental no mundo moderno: a formação dos estados centralizados, impondo jurisdição uniforme sobre um território não limitado aos burgos medievais.
Em que está fundamentado a cidadania no mundo hodierno?
Na atualidade a cidadania é entendida como um processo que representa não só com o conjunto de deveres, mas exprime também o desejo das pessoas em ser sujeito de direitos e que há uma vertente para o conhecimento, direito do saber, o sujeito tem direito de saber que tem direito, assim, questionamentos e indagações vão sendo tecidas
Como se deu o desenvolvimento da cidadania no Brasil?
Conforme sustenta o historiador José Murilo de Carvalho, no Brasil a trajetória dos direitos seguiu lógica inversa daquela descrita por T.H. Marshall. Primeiro “vieram os