Trabalho de ética perguntas Jean Paul Sartre
O existencialismo sofreu críticas principalmente do Marxismo e da Igreja Católica. A crítica do marxismo feita ao existencialismo defende que o mesmo é uma filosofia de desespero que conduz à inanição e que se trata de uma filosofia contemplativa burguesa.
Já a igreja católica diz que a doutrina Sarteriana enfatiza o lado obscuro e feio da vida, negando a solidariedade humana.
2)O que significa dizer que a existência precede a essência ?
Ao proferir a frase “a existência precede a essência” Sartre enfatiza que a condição e a consciência humana se formam com o tempo e que elas são mutáveis. Isto é, o ser humano simplesmente existe e depois se forma quem ele realmente é.
Ou seja, para Sartre o homem ao existir passa a compor sua essência e portanto sua única essência de possível definição é a do passado, pois é o que ele já viveu e não pode mais mudar. Já o futuro é incerto e por meio das escolhas que o ser humano fizer no presente ele moldará continuamente sua essência, que não é imutável . 3)Como o homem compreende a liberdade e a má fé ?
A liberdade humana, segundo Jean Paul, é compreender que o homem é responsável por ele mesmo, e que ele é responsável pelos seus atos. É compreender que você e mais ninguém é responsável pela sua vida.
Porém ao perceber que você é responsável por você e pelo mundo a sua volta o homem entra em um estado de angústia, que é o questionamento da razão da existência. Sartre responde que essa razão é determinada pelo homem durante sua existência por meio de suas escolhas e do uso de sua liberdade.
Porém se o homem admitir uma causa exterior a razão de sua existência, como ao disse que as coisas dependem de um propósito maior ele entra em estado de má fé segundo Sartre.