Existencialismo
ANNEY CAROLINE SERRA RODRIGUES
LETÍCIA RODRIGUES
MATHEUS BORGES
VICTOR GEREMIAS
EXISTENCIALISMO
RIO DE JANEIRO, 2015.
ANNEY CAROLINE SERRA RODRIGUES
LETÍCIA RODRIGUES
MATHEUS BORGES
VICTOR GEREMIAS
EXISTENCIALISMO
Trabalho apresentando para a disciplina de filosofia da instituição Colégio Barão de Lucena. Pesquisa feita pelos alunos Anney Caroline Serra Rodrigues, Letícia Rodrigues, Matheus Borges e Victor Geremias da turma 3ºsérie.
Professor: Ricardo Mesquita
RIO DE JANEIRO, 2015.
Agradecimento
Agradecemos, primeiramente, a Deus, que deu para nós energia e benefícios para concluir todo esse trabalho.
Ao nosso professor Ricardo Mesquita, pela sabedoria e determinação com que me orientou durante a realização deste trabalho.
Dedicatória
Dedicamos esta pesquisa a todos que estão lendo esse trecho, pois sem vocês essa pesquisa não existiria.
Dedicamos ao Colégio Barão de Lucena, por esta oportunidade de aprendizagem.
Sumário
Introdução 6
Desenvolvimento 7
Existencialismo ateu 7
Existencialismo Cristão 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
Victor Eremita, Johannes de Silentio, Constantin Constantio, Hilarius Bogbinder, Anti-Climacus. Por trás desses pseudônimos curiosos escondeu-se o grande filósofo Soren Kierkegaard. Conhecido por levar uma vida solitária e isolada, Soren Kierkegaard foi um dos fundadores da filosofia existencialista.
Filho de um próspero comerciante e de uma empregada doméstica, Kierkegaard recebeu desde cedo formação religiosa luterana. Em 1830, ingressou no curso de teologia e filosofia da Universidade de Copenhague, interrompido com a morte de seu pai, em 1838.
Em 1841, Soren Kierkegaard concluiu o curso universitário com uma tese sobre o filósofo grego Sócrates, intitulada "Sobre o Conceito de Ironia".
A partir daí, Kierkegaard tornou-se um filósofo e um escritor prolífico. Escreveu centenas de textos, a maioria ensaios,