Perguntas Behaviorismo Radical
Há uma objeção que fala da suposição de que existe no comportamento a ordem do dado científico se defronta algumas vezes com outras objeções. Skinner se defende dessa objeção afirmando que a ciência se ocupa com tudo em geral, mas o comportamento humano é único.
Há outra objeção ao uso do método científico no estudo do comportamento humano é que o comportamento é que o comportamento é matéria anômala, porque uma previsão feita a seu respeito pode alterá-lo. A defesa dessa objeção ocorre quando Skinner afirma que nós só podemos ter previsão e isso não quer dizer que irá acontecer igual ao que foi previsto, o comportamento pode se alterar
A última objeção trata das aplicações práticas das análise científica. Skinner se defende afirmando que nós podemos obter o controle do comportamento somente quando conseguimos controlar os fatores que são responsáveis por ele.
2) O que você entendeu sobre a proposta de ciência do comportamento humano de Skinner?
Behaviorismo radical foi uma proposta filosófica criada por Burrhus Skinner, na metade do século XX, como uma filosofia da ciência do comportamento. A nosso ver o behaviorismo radical surgiu para melhor compreender questões humanas como liberdade, cultura e comportamento. O que não ocorria no behaviorismo metodológico de orientação positivista, qual se baseia no realismo.
Dai uma das causas do surgimento de tantas críticas à Analise do Comportamento: a concepção errada que as pessoas tem sobre o behaviorismo, como por exemplo, generalizar o behaviorismo radical com o metodológico acreditando que essa abordagem ignora sentimentos, subjetividade, consciência e outros eventos de “natureza” interna.
O behaviorismo radical de Skinner, no entanto baseia-se no pragmatismo, não faz distinção ao mundo objetivo do subjetivo, se concentra em conceitos e da ênfase sobre os termos, a fala e as