pergunta alessandra
Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Confere o direito de impedir terceiro, sem consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar (DORNELAS, 2008).
Marca segundo a lei brasileira é todo sinal distintivo (palavra, figura e símbolo) visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos, de procedência diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnica (DORNELAS, 2008).
O registro de marcas e patentes é a única forma legal de se proteger bem como proteger o patrimônio da empresa, que pode ser copiado ou roubado e dessa forma ganhar mais espaço no mercado frente a forte concorrência.(fonte: www.sebrae.com.br).
Com a patente, a empresa fica protegida contra a cópia do produto ou serviço que inventou ou melhorou. Os concorrentes ficam impedidos de vender o produto ou usar um processo no qual nada investiram para desenvolver.
A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar bons lucros por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo de ligação entre o negócio e o cliente. Com o tempo, a marca passa a ser entendida como o referencial da qualidade daquele produto ou serviço.
Segundo Machado (2000), para o consumidor a marca é um redutor de custos de transação porque ajuda identificar produtos e garante um padrão de qualidade comparável, independente do local de compra. Para ele a marca é um contrato, que diminui o risco no momento em que consumidor adquire o produto. A marca identifica, por exemplo, numa oferta com produtos muito diferentes, a marca facilita o reconhecimento e favorece a fidelidade. Como exemplo as bebidas alcoólicas (preferência