PERGUNTA 1
"O individualismo traz conseqüências nefastas em nós. Vivenciamos uma grande solidão mesmo em meio às multidões das grandes cidades. Estamos perceptível ou imperceptivelmente cercados por redomas solitárias, divididos entre o desejo de relacionar-nos e ao mesmo tempo preocupados em manter laços afetivos tênues e frágeis, como forma a garantir nossa privacidade e individualidade."
Várias são as dinâmicas ligadas ao sentimento de solidão descritos no texto. Um exemplo delas é:
a.
Encontro intersubjetivo medializado pelos encontros interpessoais.
b.
Preocupação em estreitar os laços humanos.
c.
Humanização dos vínculos afetivos.
d.
Espaço público esvaziado e desvalorizado.
e.
Afetividade priorizada, no lugar de vínculos mercantis.
PERGUNTA 2
Uma das grandes vantagens da usina de Belo Monte, de acordo com o governo, é o preço competitivo da energia produzida lá. O consórcio Norte Energia venceu o pregão ao oferecer o preço de R$ 78 pelo megawatt-hora (MWh) produzido em Belo Monte, um deságio de 6,02% em relação ao teto que havia sido estabelecido pelo governo - que era de R$ 83 por MWh. Segundo o presidente da estatal Empresa de Pesquisa Energética, Mauricio Tolmasquim, este teto do governo já representava pouco mais que a metade do preço da energia produzida em uma usina termelétrica, por exemplo, com a vantagem de ser uma fonte de energia renovável. Além disso, a construção de Belo Monte deve gerar 18 mil empregos diretos e 23 mil indiretos e deve ajudar a suprir a demanda por energia do Brasil nos próximos anos, ao produzir eletricidade para suprir 26 milhões de pessoas com perfil de consumo elevado. É possível observar que a lógica do trabalho está presente na questão ambiental, envolvendo também as questões da esfera do trabalho, a empregabilidade e a globalização. Sobre isso, é VERDADEIRO afirmar que:
a.
A integração do Terceiro Mundo no cenário comercial internacional através do mercado desencadeou melhores e mais iqualitárias