Casamento na roça
(PRIMEIRA CENA: PERSONAGENS: OS NOIVOS/ LOCAL: NA PRAÇA DE XEXEU/ OBJ EXTRA: TRÊS CADEIRAS, UMA PLACA, E FLORES/ VESTIMENTA: SIMPLES/AÇÃO: PEDIDO DE CASAMENTO)
Narradora: Em meio há tantos interiores do sertão do nosso nordeste... Existe um que é impossível não ser comentado... Tem um nome meio estranho, mas sua população é inigualável. E é dele que vamos falar agora. Sejam bem-vindos a Xexéu.
Toca música de arraía. (Cremerildes está sentada no banco da praça e Genovéio entra.)
GENOVÉIO: (entregando flores) Cremerildes, eu amo tu, criatura!
SEBASTIANA: Ah, Genovéio! Você ta de 171 comigo faz mais de cinco ano!
GENOVÉIO: E o qui tu qué q’eu faça, pelamordedeus?
SEBASTIANA: Eu quero que ocê case cumigo!
GENOVÉIO: Mas agora, Cremerinha, num dá pra isperá mais um ‘cadin’ naum?
SEBASTIANA: Nada disso! Tem que sê esse mêis! Kamylla e Luanna já noivaro. Daqui a pôkinho, Leninha passa na minha frente!
GENOVÉIO: Tá certin, intaum. Mêis que vem a gente casa!
SEBASTIANA: Oia genoveio a sua vida! Ocê num vá da uma de froxo depois, que meu pai ranca seus esquimbas!
GENOVÉIO: Armaria, qui violência, num precisa disso não muier, num precisa nau, eu lá sou homi de afroxar. Se eu digo que mêis que vem nóis casa, mêis que vem nóis casa uai!!!!
SEBASTIANA: ah sim, mas se é assim, sim, e eu vou contar pra mainha, a pois ela vai ficar cheinha de orgulho de mim, irmagina hein... perna pra quem tem, eu vou agora mesmo! (SAI DE CENA)
GENOVEIO: Oia, mas espera criatura... essa muier ainda me mata! (SAI DE CENA).
(SEGUNDA CENA: PERSONAGENS: NOIVA, E FAMILIA./ LOCAL: CASA DA NOIVA/ OBJ EXTRA: 5 MESAS, 6 CADEIRAS, 1 PANELA, 1 COLHER DE PAU/ VESTIMENTA: SIMPLES/AÇÃO: FAMILIA SABENDO DO NOIVADO)
Toca música “Garota de ipanema”
(SEBASTIANA passeia toda apaixonada enquanto música toca e narradora fala. Em um tempo certo de entrar e sair de cena antes que a narradora acabe de falar.)
Narradora: É permitido sim, dizer que o amor estava no ar. Xexéu mal sabia, mas a noticia