Perfuração Rotativa com Tricone
1. INTRODUÇÃO
Até 1949, a maior parte dos furos era realizada mediante perfuração por rotopercussão e só no caso de rocha muito macia era aplicável perfuração por rotação ou trépanos.
A abertura nos Estados Unidos de grandes explorações de carvão a céu aberto, com espessuras de revestimento atingindo até 40 m, e o aparecimento no mercado por um explosivo a granel barato e eficiente como ANFO, foram eventos que impulsionaram os fabricantes de equipamento de perfuração a projetar equipamentos de grande capacidade, capazes de atingir altas taxas de penetração.
Simultaneamente, eles começaram a usar de forma generalizada na mineração as brocas denominadas triconicas, desenvolvida no campo de petróleo a partir de 1907, aplicam-se ar comprimido como fluido de evacuação dos detritos produzidos durante a perfuração.
Os diâmetros dos orifícios variam entre 2" e 171/2’’(50-444 mm), sendo a faixa de aplicação mais frequente na mineração a céu aberto de 6" a 121/4"(152 a311 mm). Diâmetros maiores são limitados a minas com uma elevada produção, quando inferior a 6" em quase nenhuma mina são empregados devido a largura da broca tricônica.Este método de perfuração é muito versátil, uma vez que abrange uma ampla variedade de rochas, desde muito mole, onde começou sua aplicação, a muito dura.
As perfuradoras rotativas consistem essencialmente por uma fonte de energia, uma bateria de barras ou tubos, únicos ou ligados em série, que transmitem o peso, a rotação e um ar de varrimento a uma broca com dentes de aço ou de inserções de carboneto de Tungstênio agindo sobre a rocha.
2. SISTEMAS DE MONTAGEM E DE PROPULSÃO
Existem dois sistemas de montagem para as perfuradoras rotativas: sobre esteira ou sobre pneus. Os fatores que influenciam na escolha de um tipo ou de outro são as condições do solo e do grau de mobilidade requerido. Se a superfície de trabalho tem encostas íngremes, capacidade de carga irregular ou baixa, a montagem sobre