Perfuração de timpano
Perfuração do Tímpano
Tímpano
O tímpano é uma membrana bastante fina e semitransparente do ouvido médio. Apresenta forma circular, que se encerra por dentro do conduto auditivo externo. Sua função é a de vibrar mediante estímulos sonoros; estas vibrações se transmitem pelo ouvido médio.
Conceito
A ruptura do tímpano (perfuração) pode ser causada por uma pressão contra a membrana, exercida por um instrumento pontiagudo (cotonete, grampo, palito) ou pela pressão anormal de um jato de água ou de ar para dentro do canal do ouvido. Uma infecção no ouvido médio com acúmulo progressivo de secreção purulenta também pode causar ruptura da membrana timpânica.
Causas
As causas mais comuns de perfuração de membrana timpânica são infecção ou trauma. Uma perfuração timpânica causada por trauma pode ter as seguintes origens:
- Se o tímpano for atingido diretamente por objeto perfurante
- Fratura craniana
- Após explosão súbita próxima ao ouvido
- Se um objeto tal como Cotonete, palito de dente ou clipe for introduzido muito dentro do canal auditivo
- Se substâncias como ácidos ou água muito quente inadvertidamente entrar no canal auditivo
Sinais e Sintomas
Dores de ouvidos
Perda súbita – total ou parcial – de audição
Sangramento ou descarga de fluidos através do canal auditivo
O grau de perda de capacidade auditiva depende da extensão da perfuração e do que a causou. Um traumatismo na zona do ouvido ou na cabeça pode lesar o ouvido médio, o ouvido interno ou ambos, e pode causar uma incapacidade auditiva grave. Se o tímpano tiver sido perfurado pelo som de uma explosão, a vítima pode experienciar um zumbido nos seus ouvidos (tinitus) durante dias, bem como perda de audição. No caso de esta perfuração do tímpano infectar, a perda de audição pode agravar-se
Tratamento
Timpanoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para reconstrução do tímpano que tenha sofrido perfuração.
Se a perfuração for muito