1155696563565
574 palavras
3 páginas
PROMOÇÃO ATÉ 31/01:DESCONTO ESPECIAL PARA OS CURSOS + ISENÇÃO DA TAXA DE MATRÍCULA – APROVEITE!!
SETOR PESSOAL 40hs De R$ 390,00 por valor R$245,00
Otite média
Classificação e recursos externos
CID-10 H65-H67
CID-9 381-382 eMedicine EMERG/351
Star of life caution.svg Aviso médico
Otite média é uma inflamação do ouvido médio: o espaço atrás da membrana timpânica. É uma das duas condições geralmente referidas como infecções do ouvido, a outra sendo a otite externa. A otite média é muito comum na infância, e possui condições agudas e crônicas; todas envolvendo inflamação da membrana timpânica e geralmente associadas com o aparecimento de fluido no espaço atrás do tímpano, o ouvido médio.
Índice [esconder] 1 Progressão
2 Sinais e sintomas
3 Diagnóstico
4 Tratamento
5 Galeria
Progressão[editar código-fonte]
Tipicamente, a otite média aguda ocorre após uma gripe ou resfriado: depois de alguns dias de nariz obstruído o ouvido se envolve e isso pode causar uma dor severa.
A nível anatômico, a progressão típica da otite média aguda ocorre assim: as bactérias presentes na boca e garganta migram pela tuba auditiva até o ouvido médio, onde se multiplicam nas secreções acumuladas, causando uma inflamação. em nivel auditivo na bigorna.
Sinais e sintomas[editar código-fonte]
Os principais sinais e sintomas são dor severa, diminuição da audição, febre, choro constante (nos bebês), irritabilidade, desconforto, perda de apetite e secreção no ouvido se houver ruptura timpânica (perfuração do ouvido). Vômitos e diarréia podem ocorrer nas crianças pequenas. Pode também haver presença de pus na região externa do ouvido. Alguns casos são relatados em jovens e adultos também, com as mesmas características.
Diagnóstico[editar código-fonte]
O médico faz o diagnóstico através da história da doença e do exame com o otoscópio. A região encontra-se avermelhada e abaulada, característica típica de uma inflamação.