Perfil dos brasileiros nas reses sociais
São as mulheres jovens (18-24 anos) quem mais produzem conteúdo de mídia social no país, revela estudo inédito da eCMetrics sobre Perfil de Usuários de Mídia Social no Brasil.
São Paulo, Brasil – 17 de fevereiro, 2011 Quem é o usuário brasileiro de mídia social? Quais seus hábitos online? Como se relaciona com marcas e produtos através de ferramentas web2.0? São essas as questões que visa responder o estudo inédito sobre Perfil de Usuários de Mídia Social no Brasil, realizado pela eCMetrics. A pesquisa foi realizada em dezembro de 2010 com 2.440 membros do painel online eCGlobalPanel, um dos maiores painéis online de pesquisa da América Latina com mais de 190 mil consumidores brasileiros ativos e mais de 500 mil na América Latina (um dos maiores desta região).
Sabemos que mais de 90% dos internautas brasileiros estão cadastrados ao menos em uma rede social (Ibope, nov/2010), mas como o brasileiro está se comportando diante desta nova realidade? E como isto afeta o relacionamento deles com as empresas/marcas?
“Ainda que a grande maioria das empresas já tenha dado seus primeiros passos nas redes sociais, muitas grandes marcas no Brasil parecem não ter definido com clareza sua estratégia no segmento de Mídias Sociais. Um dos intuitos deste estudo é servir como ferramenta de suporte para a definição destas estratégias”, afirma Iván Casas, CEO da eCMetrics.
O Perfil do Brasileiro nas Mídias Sociais
A eCMetrics possui uma metodologia própria de segmentação de perfis em mídias sociais baseado nos diferentes graus de envolvimento das pessoas com a elaboração, consumo e difusão de conteúdo nestes canais (tipologias ideais de usuários); metodologia esta que foi aplicada na classificação dos diversos perfis de usuários neste estudo.
Dos internautas brasileiros que estão em canais de mídia social, 16% produz conteúdo, 22% critica ou coleta (reproduz), 36% observa, participa ou cultiva contatos (tipo mais comum) e outros 26%