Perfil do tutor
Imaculada Conceição Fernandes Costa
Carolina Diana Menacho Cespedes Felipe
Introdução: Ser tutor é cuidar e orientar o indivíduo no ambiente AVEA, na educação a distância, em tudo o que se refere ao aprendizado. É ele que estimula a busca pelo saber. Ainda que seja uma modalidade de educação, onde orientado e orientador estejam separados, o tutor precisa ser atuante e auxiliar o aluno em suas atividades. Mas qual o perfil “ideal” que um tutor deve possuir? Nesse texto colocamos o que acreditamos ser essencial para um tutor nota dez.
Desenvolvimento: O tutor deve ser uma pessoa amável, que possua empatia, deve possuir e cultivar o sentimento de pertença a uma equipe e transmitir isso aos alunos que estão sob sua tutoria.
O tutor deve ter domínio de tecnologia, pois muitas vezes deve ensinar, tirar dúvidas e orientar os alunos sobre o uso do AVEA. Assim como se fosse um aluno o tutor deve saber administrar o tempo e as suas atividades cotidianas, para não deixar acumular as obrigações e responsabilidades da tutoria.
O tutor é um auxilio para o aluno na construção do conhecimento, por isso o mesmo deve ter domínio dos assuntos discutidos, além de levantar questões, indicar outras fontes de consulta e estimular a construção de respostas pessoais dos alunos.
O tutor deve ser um formulador de problemas, provocador de interrogações, coordenador de equipes de trabalho e sistematizador de experiências. Deve possuir habilidade para criar espaços onde o aluno consiga vencer o medo de se comunicar e apresentar suas idéias de forma escrita, socializando e divulgando as interpretações e questionamentos entre os alunos.
Conclusão: É sabido que traçar um perfil de tutor não é algo definido, ou seja, não tem uma receita pronta e única do que é ser um bom tutor, pois o perfil varia de acordo com o tempo e a opinião dos diversos estudiosos do tema. Entretanto é indispensável que o tutor acompanhe o aluno, no sentido de conduzi-lo na trilha da