Perfil do Professor Para a Criança
Sei que devem concordar comigo no seguinte: “as crianças precisam de pessoas talentosas, competentes e que desempenhem bem sua profissão”.
O profissional de educação infantil deve ser um profissional consciente de sua imensa responsabilidade, incentivar, apoiar, estimular e educar, enfim, o professor precisa conhecer as características da criança para planejar suas aulas tendo em vista o respeito e o comprometimento com elas.
O perfil do professor, conforme passarei a comentar, neste trabalho de pesquisa, deve contemplar alguns elementos essenciais como o sexo, a idade, as habilitações literárias e a formação pedagógica adquirida. O perfil do professor é, por conseguinte, aquilo que o professor deve saber, fazer, e ser no fim da sua formação. A constituição, a estruturação ou a formação do perfil do professor é feita em função do quadro político (institucional), das finalidades educativas e do modo de gestão do sistema educativo de um determinado país.
Factores Que determinam o Perfil do Professor
O perfil do professor em formação está em estreita ligação com:
1. O estilo da educação. Este caso pode significar que o sistema educativo tolera, por exemplo, a co-educação, a integração, o espírito crítico, o respeito pelas diferenças e outros.
2. O estilo d processo de ensino-aprendizagem. Este caso pode significar aquilo que é dominante num sistema, por exemplo, a relação entre teoria-prática, escola-vida, escola-trabalho, modo individualizados e outros;
3. O modo de gestão, que pode ser democrático, centralizado, autoritário e outros;
4. A preparação obtida ao longo da sua formação (Vidal e tal. 1992).
O comportamento e a atitude do professor resultam dos factores acima referenciados. Num regime de gestão centralidade, o professor, por exemplo, não tem iniciativas em relação à organização curricular porque esta actividade é reservada à estrutura central; não estimula o espírito critico nem o respeito pelas