Pedagogia Unopar Depêndencia 2 º semestre - Leis de Amparo e Proteção á Criança
PEDAGOGIA
LUANA DIAS
leis de amparo e proteção á criança no relacionamento escolar
Uberlândia
2014
lUANA DIAS
leis de amparo e proteção á criança no relacionamento escolar
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem; Políticas Públicas na Educação Básica; Teoria e Práticas do Currículo; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade. Seminário Interdisciplinar II. Prof. Carlos Eduardo Gonçalves, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, VilzeVidotti, Bernadete Strang.
Uberlândia
2014
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo fazer uma análise do comportamento e das relações construídas na escola, levando com conta que toda escola tem um documento base, uma diretriz a seguir. Esse documento, o PPP (Projeto Político-Pedagógico) orienta a prática de construir uma realidade. Ele é construído levando em conta a realidade local e planejando ações para a construção da realidade desejada. É imprescindível que, nessas ações, estejam contempladas as metodologias mais adequadas para atender às necessidades sociais e individuais dos educandos.
Porém surgem alguns questionamentos: até que ponto o PPP interfere nas relações interpessoais no ambiente escolar? Como as crianças percebem essas relações e como isso tem afetado o comportamento delas na escola, no tratamento com os colegas e os professores? Como a escola pode ajudar a melhorar a aplicabilidade dessas leis?
DESENVOLVIMENTO
Durante observações feitas em Escola de Ensino Fundamental, pude notar que os relacionamentos construídos são um espelho dos relacionamentos vividos em cada, da classe social ao qual pertencem e a cultura. Baseado nesses fatores percebemos dentro da escola a