Perfil de Atitudes
Perfil de atitudes dos alunos de cursos tecnológicos de curta duração: uma pesquisa exploratória
Richard José da Silva Flink (UNIP) advance@advanceassessoria.com.br
Maria Elizabeth Vergilio (UNIP) beth@advanceassessoria.com.br
Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de campo do tipo survey sobre o perfil de atitudes dos estudantes de cursos tecnológicos. O instrumento utilizado para o levantamento do perfil foi o método denominado Perfil de Atitudes e Motivações Pessoais.
A pesquisa foi elaborada com base nos dados levantados em uma universidade de abrangência nacional, em uma de suas unidades localizada no interior do Estado de São
Paulo, com 60 (sessenta) alunos, escolhidos aleatoriamente nos cursos de Gestão de
Marketing, Comércio Exterior, Recursos Humanos e Negócios, pertencentes a diferentes bimestres. O objetivo do estudo foi de indicar qual a tendência do perfil de atitudes dos estudantes de cursos tecnológicos.
Os critérios para avaliação do perfil de valores seguiram a teoria do psicólogo alemão
Eduard Spranger, que descreve seis tipos de valores no ser humano, ou seja, Teórico,
Individualista, Utilitário, Social, Estético e Tradicional, retirados do método Perfil de
Valores e Motivações Pessoais, de propriedade da Success Insights, EUA.
Os resultados mostram que é possível, através do uso de métodos e técnicas adequadas, prever quais são as possíveis atitudes das pessoas quando no exercício do trabalho, preenchendo o “gap” existente entre o saber fazer e o querer fazer, do conceito de competências individuais.
Palavras chave: Perfil de Atitudes, Avaliação Pessoal, Motivações.
1. Introdução
Partindo-se do princípio de que as pessoas são o principal recurso competitivo das organizações, a gestão de recursos humanos passou a ser considerada parte da equipe de valor, com o objetivo de gerenciar mais eficaz e eficientemente possível as pessoas da empresa. Como