perfil da dengue
A hepatite C é uma inflamação do fígado, causada pelo vírus HCV, o qual pertence à família Flaviviridae, gênero Hepacavirus (ROMANOS et al., 2002),com genoma em fita simples, de polaridade positiva (CIOLA et al., 2004). Este tipo de hepatite vem sendo estudado antes da descoberta de seu agente viral e foi definida durantes longos anos como hepatite não A não B, uma forma de doença hepática aguda ou crônica que se seguia após a uma transfusão sanguínea ou de hemoderivados (SILVA, 2001). A inflamação hepática ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus HCV e, dependendo da intensidade e do tempo de duração, a doença pode evoluir para cirrose ou câncer no fígado (PALTANIN; REICHE, 2002).
O HCV é um agente infeccioso transmitido principalmente por sangue, seu potencial infeccioso por via sexual não é alto e a transmissão vertical também é considerada pouco comum (ASSIS et al.,2006). Dentre as possíveis vias de contaminação destacam-se as transfusões sanguíneas, hemodiálise, contaminação por agulhas, seringas e materiais intravenosos (COVAS et al., 2005).
Conforme Kobayashi et al (2004), o vírus HCV pode causar três tipos de doenças: hepatite aguda, com resolução da infecção e recuperação em 15% dos casos; infecção crônica persistente, com 70% de possibilidade de progressão para doença em uma fase posterior da vida; e progressão rápida para cirrose em 15% dos pacientes. A viremia pode ser detectada dentro de 1 a 3 semanas após a transfusão de sangue contaminado com HCV; esta apresenta uma duração de 4 a 6 meses nos indivíduos com infecção aguda e mais de 10 anos naqueles com infecção persistente. Na forma aguda, a infecção pelo HCV apresenta uma resposta inflamatória pouco intensa, e, em geral, os sintomas são brandos. Na maioria dos casos (> 80%), a doença inicial é assintomática, porém pode ser estabelecida doença crônica persistente. Frequentemente a doença crônica progride para hepatite crônica ativa num período de 10 a 15 anos, e para