Projeto para TCC "INDICE DO VÍRUS DA DENGUE NO MUNICÍPIO DE PILAR NOS ANOS 2011, 2012 E 2013."
RENATA CAVALCANTE LOPES
INDICE DO VÍRUS DA DENGUE NO MUNICÍPIO DE PILAR NOS ANOS 2011, 2012 E 2013.
PROJETO DE PESQUISA APRESENTADO
AO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES
DE MACEIÓ – CESMAC, COMO REQUISITO
PARA ELEBORAÇÃO DO ARTIGO PARA A
CONCLUSÃO DE CURSO.
MACEIÓ, 25 DE MARÇO DE 2014 .
1. INTRODUÇÃO
Dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus, da família Flaviviridae, que ocorre principalmente nas áreas tropicais e subtropicais do mundo. As epidemias ocorrem no verão durante ou imediatamente após períodos chuvosos (Oliveira et al, 2005; Baroni e De Oliveira, 2009).
No Brasil já foram encontrados os quatro sorotipos do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que é transmitido para o homem por artrópodes hematófagos e seu principal vetor e o mosquito Aëdes aegypti, mais conhecido como o mosquito da dengue. Os ovos do mosquito são depositados normalmente em áreas urbanas, em locais com pequenas quantidades de água limpa e parada, sombreados e em zonas residenciais (Baroni e De Oliveira, 2009; Oliveira Junior et al, 2011).
Existem várias formas da infecção se manifestar, seja por um quadro agudo de febre com duração de até sete dias, conhecida como febre clássica da dengue, que é uma doença benigna e apresenta os sintomas clássicos da dengue. Contudo, a doença pode apresentar, também, a forma mais grave, que é a febre hemorrágica da dengue (FHD), na qual existe um aumento da permeabilidade vascular, tendo como resultados, dentre outros, manifestações hemorrágicas e trombocitopenia (Baroni e De Oliveira, 2009).
Em nosso país essa doença é endêmica e com tendência ascendente, sendo o Brasil responsável por, aproximadamente, 80% dos casos de dengue notificados nos últimos anos nas Américas (Baroni e De Oliveira, 2009).
Em 2012 a dengue foi classificada segundo a OMS como a doença viral transmitida por vetor de mais rápida propagação, registrando um aumento de 30 vezes maior na