Susceptibilidade ou Resistência a Febre Hemorragica da Dengue Associada ao perfil HLA
SUSCEPTIBILITY OR RESISTENCE TO DENGUE HEMORRHAGIC FEVER IN ASSOCIATION WITH THE HLA PROFILE.
KARYN CHRISTINE S. GUEDES1; SHEILA ALEXANDRA BELINI NISHIYAMA2*
___________________________________________________________________________
1. Aluna do curso de graduação em Biomedicina da Faculdade INGÁ. 2. Mestre e doutoranda pelo ICB-USP, docente do curso de Biomedicina da Faculdade INGÁ.
*Faculdade INGÁ - Rodovia PR 317 no. 6114, CEP 87035-510, Maringá-P- Brasil sheila_belini@yahoo.com.br
RESUMO A dengue é classificada como uma arbovirose por ser transmitida pelo Aedes aegypti, um artrópode frequente em países tropicais e subtropicais. A fêmea desse mosquito é capaz de transmitir através de sua picada um dos quatro sorotipos do vírus da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Clinicamente a dengue pode ser assintomática, clássica ou apresentar manifestações mais graves da doença, denominada febre hemorrágica da dengue (FHD). Os sintomas da FHD são semelhantes ao da dengue clássica, porém apresentam rapidamente um quadro de trombocitopenia, com hemoconcentração concomitante e presença de um ou mais sinais de extravasamento plasmático, podendo evoluir mais frequentemente para a síndrome do choque da dengue (SCD). Algumas hipóteses têm sido postuladas para explicar a patogênese da FHD, mais recentemente os antígenos leucocitários humanos (HLA) têm sido associados à susceptibilidade ou resistência à doença. Assim, o presente trabalho teve por objetivo caracterizar a FHD e sua associação com o perfil HLA como fator genético predisponente, possibilitando a melhor compreensão da doença e prever suas possíveis complicações.
PALAVRAS-CHAVE: dengue; febre hemorrágica da dengue; susceptibilidade genética; HLA.
ABSTRACT
Dengue is classified as an arboviral disease caused by Aedes aegypti, a common arthropod from tropical and subtropical countries. The female of this