perfil bioquimico lipidico
É um grupo de exames pedidos frequentemente em conjunto para avaliar o risco de doença cardíaca coronariana. São bons indicadores do risco de infarto do miocárdio ou de acidente vascular cerebral causados por bloqueio de vasos sanguíneos ou endurecimentos das artérias (aterosclerose). O perfil lipídico em geral inclui:
Colesterol total
Colesterol HDL — com frequência chamado colesterol “bom”
Colesterol LDL —com frequência chamado colesterol “mau”
Triglicerídeos
Um perfil estendido pode incluir:
Colesterol VLDL
Colesterol não-HDL
Algumas vezes, o relatório inclui valores adicionais, como a relação colesterol total/colesterol HDL ou um escore de risco baseado nos resultados e em idade, sexo e outros fatores de risco. Pergunte a seu médico o que significam esses dados para você.
Como a amostra é colhida para o exame?
Na maioria dos casos, é colhida uma amostra de sangue de uma veia do braço. Algumas vezes, é usada uma gota de sangue obtida por punção de um dedo. Esse tipo de amostra em geral é usado quando o perfil lipídico é medido em um aparelho portátil, como, por exemplo, em uma feira de saúde. É necessário jejum de 9 a 12 horas antes da colheita de sangue. Apenas é permitida a ingestão de água.
Como é usado o perfil lipídico?
É usado para avaliar o risco de doença cardíaca e orientar o médico para decidir o tratamento de pessoas com risco limítrofe ou aumentado. Os resultados do perfil lipídico são considerados em conjunto com outros fatores de risco de doença cardíaca para desenvolver um plano de tratamento e de acompanhamento. Dependendo dos resultados do perfil lipídico e de outros fatores de risco, as opções de tratamento podem envolver mudanças de estilo de vida, como dieta e exercícios, ou medicamentos para diminuir os lipídios, como estatinas.
Quando o perfil lipídico é pedido?
Recomenda-se que adultos saudáveis sem outros fatores de risco de doença cardíaca façam um perfil lipídico a cada cinco anos. A