compressor
Compressão de Ar
1 INTRODUÇÃO
Compressores podem ser definidos como estruturas mecânicas industriais destinadas, essencialmente, a elevar a energia utilizável de gases, pelo aumento de sua pressão.
A compressão de um gás pode ser feita adiabaticamente ou com transferência de calor, dependendo da finalidade para a qual o gás está sendo comprimido; se o mesmo vai ser usado em um motor ou em um processo de combustão, a compressão adiabática é desejável a fim de se obter a maior energia disponível (exergia) no gás após o processo de compressão. Em muitas aplicações, no entanto, o gás é armazenado em um tanque para ser empregado posteriormente. Durante o processo de armazenagem há perda de calor para a atmosfera e quando o gás for usado estará praticamente à temperatura ambiente. Neste caso, a compressão com transmissão de calor é mais vantajosa.
Gases comprimidos armazenados à temperatura ambiente são empregados para diversas finalidades; os exemplos mais comuns são o uso de ar comprimido em ferramentas pneumáticas, para controle pneumático de máquinas ou processos, como veículo de transporte de partículas sólidas (transporte pneumático), como propelente para tintas e vernizes, para limpeza industrial (puro ou em emulsão com água e detergentes), etc.
2. OBJETIVOS
Esta experiência tem por objetivos:
a) Aplicar conceitos da termodinâmica b) Estudar o comportamento de um compressor de ar a pistão c) Verificar a influência da compressão em estágios d) Verificar a influência do resfriamento inter-estágios no desempenho e) Avaliar o desempenho do compressor através de eficiências
3. DESCRIÇÃO GERAL DA MONTAGEM
O equipamento que será utilizado é um sistema de compressão de ar, com finalidades didáticas, fornecido pela Plint & Partners (Inglaterra). O sistema é composto por um compressor de dois cilindros de baixa pressão (1o estágio), um inter-resfriador, um compressor de alta