Perceção
Percepção é o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais visando dar significado ao seu ambiente. A percepção é importante no comportamento organizacional, já que costuma fazer com que diferentes pessoas tenham diferentes interpretações ou visões, inclusive contraditórias, do mesmo fato ou pessoa. Muitas vezes no ambiente de trabalho, os administradores e seus subordinados ou supervisores veem e descrevem a mesma situação de maneira diferente.
A qualidade das nossas relações com as pessoas depende da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento e a experiência de cada um. Quando observamos, tocamos, ouvimos, nós o fazemos pela emoção e pela inteligência, que resultam em ideias, o que nos possibilita compreender e distinguir os estímulos. Contudo, a capacidade do ser humano de apreender o mundo exterior é limitada, em decorrência da dinamicidade do mundo, da complexidade do nosso sistema perceptivo e das limitações dos nossos sentidos.
As nossas características pessoais podem facilitar ou dificultar o processo perceptivo. Pessoas com problemas de relacionamento apresentam dificuldade em perceber os outros e o mundo a sua volta de forma apurada, sem deformações. A pessoa que busca uma maior consciência sobre si e seus semelhantes tem maior probabilidade de perceber as situações e de se relacionar, diferentemente daquela que se comporta de maneira difíceis e complexa, preconceituosa, em face dos valores dos outros, quando estes são diferentes dos seus.
CONCEITO DE COMUNICAÇÃO
Comunicação Empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos, o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias, articulando e relacionando-se muito mais, principalmente, pela necessidade do negócio. Mas em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não conseguem chegar ao seu