FORMAÇÃO PELA ESCOLA -Competências Básicas
Competências Básicas
CURSISTA:
1.Anderson Elisson de Brito Lira
ITATUBA– PB
ABRIL - 2013
1- INTRODUÇÃO:
O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse. Seu objetivo é atender às necessidades de compra de livros e de produtos de limpeza, manutenção do prédio para melhor aproveitamento dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes.
A boa aparência e a qualidade de materiais escolares é um instrumento fundamental para a recuperação do interesse do aluno no ambiente escola, sobretudo, consequentemente terão um aprendizado melhor e mais proveitoso.
Portanto, é dever da Secretaria Municipal de Educação, bem como a participação dos Conselhos Escolares, gestores, professores, Secretaria de Educação e representantes da comunidade, acompanhar e fiscalizar e aplicar devidamente correto os recursos do PDDE, para que tenha o seu objetivo alcançado, uma vez que é papel dos mesmos apontar as falhas. Para que os problemas sejam localizados, apontados e corrigidos, e o Programa funcione cada vez melhor, é preciso acompanhar bem de perto a execução do Programa.
Porém detectamos como uma problemática, o fato de que muitos gestores ainda não sabem o que pode ou não ser feito com o dinheiro e outros ficam de fora do programa por não prestar contas corretamente muitos tem a