ATPS Mecanica
O guindaste fixo, também conhecido como Grua é um dos equipamentos mais utilizados na movimentação de cargas dentro do canteiro de obras. Grandes feitos da construção civil, sem a utilização deste equipamento, seriam praticamente inviáveis, tanto na questão prazo, quanto na questão execução da obra. No Brasil, atualmente, sua utilização está sendo cada vez mais comum e vem aumentando significativamente devido à expansão do das engenharias. Porém, sua utilização ainda limita-se basicamente, a obras de grande porte, de maneira que sua utilização ainda está muito aquém em relação aos países desenvolvidos, onde a grua é utilizada desde pequenas edificações, como casas, até grandes obras de engenharia, como os arranha-céus ou pontes de diversas extensões.
Sistemas mobilidade vertical e horizontal
É uma estrutura metálica de grande porte, pode ter altura de trabalho de 10 metros a 150 metros ou mais. A grua é um equipamento desenvolvido para movimentar cargas horizontalmente e verticalmente em diversos segmentos da engenharia. Este equipamento se tornou um item de fundamental importância para a construção civil e em outras vertentes da engenharia devido à sua eficiência e segurança.
O guindaste de torre (grua) se caracteriza pelo fato da lança ser suportada por uma estrutura metálica vertical denominada “torre”. A característica básica que torna possível a denominação “grua” é a existência de uma lança (horizontal, inclinada ou articulada), que é suportada por uma torre vertical metálica (fixa ou giratória). O maior objetivo da utilização de gruas é a racionalização do transporte de materiais e componentes no canteiro de obras. Se a utilização da grua dentro do canteiro de obras for bem planejada, a movimentação de cargas se torna muito eficaz e segura. Sua grande eficiência na movimentação de cargas é a possibilidade de transporte horizontal e vertical, além da sua capacidade de movimentação de materiais de