Perceção
Tema 1 – A perceção do “Eu”
Objetivos do módulo:
Analisar as relações que se estabelecem entre as pessoas em contexto social e as suas implicações no comportamento pessoal e profissional.
Analisar o relacionamento interpessoal no contexto dos grupos sociais;
Compreender o efeito das relações interpessoais na formação da nossa identidade pessoal;
Perceber de que modo o comportamento de cada um é influenciado e influencia o comportamento dos outros;
Compreender de que forma o poder da influência social e da autoridade afeta o que somos e o que fazemos.
Exercício
A perceção do “Eu”
Como se constrói a perceção de nós mesmos?
Escreva um pequeno texto em que responda à questão colocada – “Quem sou eu?”
Como se constrói a perceção de nós mesmos? A perceção de nós mesmos, o nosso autoconceito, autoimagem, eu, self, constrói-se a partir da perceção que temos do comportamento dos outros, por aquilo que pensamos que os outros pensam de nós.
O autoconceito desenvolve-se ao longo da infância e da adolescência, construindo-se em interação com os outros, através do feedback que recebemos acerca dos nossos comportamentos e atitudes (desde o nascimento, passando pela infância, adolescência, idade adulta e velhice) ao longo de todo o ciclo vital.
1.1. Autoconceito
O autoconceito é a forma como nos percebemos a nós próprios e constrói-se nas relações interpessoais, mudando ao longo da vida (é um sistema dinâmico e complexo de perceções e de crenças). É o conjunto de crenças que cada um possui acerca de si próprio, do seu comportamento e das suas qualidades singulares (capacidades, competências, aparência física e aceitação social) . Inclui a autoimagem e a autoestima.
1.2. Autoestima
Autoestima – valor que sentimos ter (aspetos avaliativos e afetivos do autoconceito). Tem a ver com características físicas, capacidades,