Percepção
SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO DE METAL MECÂNICO – CST DESIGN DE PRODUTO
PROFESSORA ANDREIA M. ANDUJAR
ENCONTRO COLABORATIVO 2
PERCEPÇÃO:
É definida como o processo pelo qual um indivíduo seleciona, organiza e interpreta estímulos em uma imagem significativa e coerente do mundo.
Ela pode ser descrita como sendo a maneira “como vemos o mundo a nossa volta”. Dois indivíduos podem ser expostos aos mesmos estímulos sob as mesmas condições aparentes, mas a maneira como cada pessoa reconhece, seleciona, organiza e interpreta esses estímulos é um processo altamente individual baseado nas próprias necessidades, valores e expectativas de cada pessoa.
ELEMENTOS DA PERCEPÇÃO:
SENSAÇÃO
Sensação: a resposta imediata e direta dos órgãos sensórias aos estímulos.
Estímulo: qualquer unidade de informação para qualquer um dos sentidos.
Receptores sensoriais: são os órgãos humanos que recebem informações sensórias.
Ex; olhos, ouvidos, nariz, boca e pele.
Suas funções sensoriais são: visão, audição, olfato, paladar e tato.
A sensibilidade humana refere-se à experiência da sensação. A sensibilidade aos estímulos varia com a qualidade dos receptores sensoriais do indivíduo e o volume(intensidade) dos estímulos ao qual esse indivíduo esta exposto.
A própria sensação depende da troca de energia no interior do ambiente em que ocorre a percepção
(isto é, na diferenciação das informações). Um ambiente perfeitamente suave pu imutável, independentemente da intensidade das informações sensoriais, proporciona pouca ou nenhuma sensação. Em situações nas quais existem um grande volume de informações sensoriais, os sentidos não detectam pequenas modificações ou diferenças nas informações.
A medida que as informações sensoriais diminuem, entretanto, nossa capacidade de detectar alterações nas informações ou na intensidade aumenta, a ponto de atingir a máxima sensibilidade sob condições de estimulação mínima.
A