Percepção
ALVARO CÂNDIDO
CAMILA FREIRE
CARMINI ISIDORO
DIOGO VILELLA
KARINA SIGMAR
LUCIANA PEREIRA
RODRIGO SOARES
TIAGO RIBEIRO
VALDOMERO MELO
PERCEPÇÃO
Trabalho de Percepção apresentado
ao Professor Wilson Roberto Lourenço
à disciplina de Comunicação e Persuasão
da turma CPGM 04 da Pós-Graduação
em Gestão de Marketing.
SÃO PAULO
SETEMBRO - 2011
Introdução
Nos relacionamentos humanos, o processo de como as pessoas percebem os outros, os objetos ou os acontecimentos determina a conclusão de como cada fator é apresentado dentro do ambiente que estamos inseridos.
O trabalho aborda os processos que auxiliam a explicar como selecionamos, organizamos e interpretamos os estímulos, dessa forma pode-se alinhar que a percepção parte do princípio que a soma de variáveis como experiências passadas, até fatores sociais e psicológicos, vêm determinar como vemos as situações impostas no nosso cotidiano, criando um conceito a cada estímulo.
Também será apresentado como captamos as mensagens do exterior, para então, conseguirmos interpretá-las, através dos sentidos: visão, olfato, audição, paladar e tato. Portanto, os mesmos colaboram para geração de três variáveis da percepção: a atenção seletiva, distorção seletiva e retenção seletiva.
Contudo, a análise da percepção demonstra-se de suma importância, porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade, e não na realidade em si. E isto tem origem a partir de nossa subjetividade, que são nossas experiências, motivações, crenças, valores e atitudes. Por isso, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria.
Em sintonia com processo cognitivo da percepção, a linguagem corporal se apresenta como fator relevante nos