Percepção, Estética e Plástica
Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Jorge Pontes Lima Júnior
Catedral Metropolitana de Buenos Aires
A Catedral Metropolitana de Buenos Aires esta localizada no centro da cidade, estando em frente a uma praça também muito conhecida que se chama Praça de Maio, mas precisamente nas esquinas das ruas San Martín e Rivadavia, no bairro de San Nicolás.
(Fachada da Catedral)
A igreja teve vários prédios antes do definitivo, o primeiro era composto apenas por madeira e tijolo adobe isso por volta de 1580, mas apenas entre 1860 e 1863 foram concluídas as obras da fachada fechando assim o ciclo de reformas e reconstruções que por anos acompanharam a catedral.
De acordo com alguns pesquisadores o interior da catedral é uma cruz latina edifício com transepto e três naves com capelas laterais ligadas por corredores. Com relação a essa descrição da parte interna ao olhar a única planta baixa que encontrei não consegui identificar a descrição citada acima. Pela descrição penso em uma organização centralizada tendo como referencia a cruz latina. Mas olhando para a imagem penso em um outro tipo de organização.
(Planta Baixa da Catedral de Buenos Aires)
Essa é a imagem que encontrei da planta baixa do edifício em questão. A impressão que tenho ao olha-la é de uma organização em malha, que é fácil identificada pelos ladrilhos que a planta apresenta.
Continuando a falar do seu interior a igreja assim como no seu processo de construção também teve na decoração interior várias mudanças desde a primeira formação por assim dizer. Começando com afrescos que mostram cenas da bíblia pintadas por um pintor italiano (Francesco Paolo Parisi) até piso em pedras portuguesas estilo veneziano com desenhos feitos por um italiano (Carlo Morra) também.
Ela ainda tem alguns elementos que são dos tempos coloniais. Podemos citar o retábulo (construção de madeira, de mármore, ou de