Projeto de Pesquisa Artes Plásticas na Educação
São Paulo
2013
Artes plásticas na educação
Artigo apresentado à Disciplina Projeto Profissional Interdisciplinar V, ministrada pela Professora Maria Aparecida Vedovelo Sarraf, para obtenção de nota no curso de graduação em Pedagogia, do Instituto Sumaré de Educação Superior – ISES.
São Paulo
2013
Sumário
Sumário 2
TEMA 4
JUSTIFICATIVA 4
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 4
HIPÓTESES 5
OBJETIVO 5
GERAL 5
ESPECÍFICO 6
METODOLOGIA 6
REFERENCIAL TEÓRICO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
TEMA
Linguagens e códigos: as linguagens artísticas na educação
JUSTIFICATIVA
Este projeto justifica-se pelo motivo de que nós, como educadores, acreditamos que é possível trabalhar a arte como forma de auxílio no encontro da identidade pessoal no mundo em que se vive. É através do contato com o outro, do despertar dos sentimentos e da troca que a arte educa de maneira dinâmica. Neste sentido, Fritzen (2009) afirma:
“A educação através da arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto ao apreciar e conhecer – nas diferentes culturas- formas produzidas por ele, pelos colegas e pela natureza.”
As técnicas em artes por si só não acrescentam conhecimento. Elas devem vir seguidas de orientações, contextualização e informações para que o aluno transmita em sua criação, a expressão, o que lhe vai ao íntimo. Fazer uso de suas próprias experiências e conhecimentos, pois aproxima o aluno da sua realidade.
Portanto a arte é uma das portas abertas para o saber, que precisa ser valorizada e incentivada como uma alternativa eficiente e prazerosa para o desenvolvimento do cidadão e sua inserção na sociedade.
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
Qual a importância do ensino de