percepção docente
Pouca ou nenhuma orientação sobre a avaliação educacional se dá nos cursos de formação de professores, que é um aspecto tão importante no desenvolvimento das atividades escolares; cabe ao professor usa a experiência e o bom senso na hora de avaliar.
Usar a prova corrigida como meio de ensino. É produtivo oferece aos alunos o mais cedo possível os resultados de suas provas, com comentários, dando oportunidade para a discussão detalhada sobre” porque a questão correta está correta” quais os principais problemas de compreensão sobre a matéria foram encontrados entre os alunos qual o raciocínio necessário a cada questão. Com isso suprem-se duvidas e lacunas de aprendizagens anteriores e prepara terreno para as que virão. Discussões coletivas sobre a questão da avaliação sem personalizar resultados também são um meio de alavancar aprendizagem em relação a pontos valiosos para o cervo do conhecimento dos alunos.
Educar é muito mais do que ensinar conteúdos, é querer que os alunos tenham pensamentos crítico. E nessa luta constante do educador, há muitos pontos positivos e também negativos. A conduta do professor influi sobre a motivação dos alunos, por exemplo, quando um aluno se sente menos comprometido com seu aprendizado participa menos das aulas e recebe um comentário de seu professor que o desanima mais. No mesmo contexto um aluno que recebe ótimas notas recebe elogios e reforços. Esse será um ponto negativo do professor, dedicar toda atenção aos que já estão suficientemente motivados e ignorar os que mais necessitam de sua atenção.
É importante que o professor controle seus sentimentos, não respondendo ao desinteresse do aluno com o seu desinteresse.
A preocupação do professor tem que ser a de que o aluno esteja envolvido com o próprio desenvolvimento escolar, é importante que o aluno tenha a capacidade de avaliar a si próprio e o que deve fazer para melhorar, e que não só o professor, mas também os alunos devem estar envolvidos com a