Percepção do corpo docente
Resumo: Deve apresentar o trabalho, de maneira breve, como um todo; contextualizando e delimitando o tema focalizado. O texto deverá ser claro com uma sequência coerente de frases concisas e ideias relevantes sobre o assunto, com a extensão de, no mínimo, 250 e no máximo 500 palavras, devendo o texto estar justificado, com espaçamento simples e sem recuo de parágrafo.
Palavras-chave: No mínimo três e, no máximo, seis palavras separadas por ponto, devendo a expressão Palavras-chave estar em negrito, alinhada à esquerda, cor preta, tipo Arial, tamanho 12.
Abstract: Tradução do resumo para a língua inglesa.
Keywords: Tradução das palavras-chave para a língua inglesa.
INTRODUÇÃO
É de fato, notável, que no decorrer dos anos surgiram, no campo educacional, diversas ferramentas e alternativas que contribuíssem com o desenvolvimento do ser humano. Tipologias de métodos de ensino são lançadas e colocadas em pauta em livros, artigos, palestras e revistas em geral, com o objetivo de estudar e propor alternativas que possam minimizar a evasão escolar e tornar o ensino mais atrativo e interessante para os estudantes em geral.
É importante ressaltar que, independente das ferramentas que a instituição disponibilize, o professor é o fator “chave” no processo educacional, criando vínculos com os alunos conforme o desenvolvimento de seu trabalho.
Para Sposito e Galvão:
As práticas em sala de aula – tanto de professores como de alunos – apareceram como fator importante de obstáculo às aprendizagens e facilitadoras da indisciplina. Para quase 2/3 dos estudantes, em todos os períodos, mas com maior intensidade no matutino, havia um tempo maior gasto na ordem e disciplina da classe do que com o ensino. Apontaram a existência de práticas cotidianas de indisciplina expressas, por exemplo, na retirada de alunos da sala de aula, citada como muito frequente por mais da