PERCEPÇÃO DO IDOSO EM RELAÇÃO A INTERNET
PERCEPÇÃO DO IDOSO EM RELAÇÃO A INTERNET
REFERÊNCIA
Universidade São Judas Tadeu – Painel apresentado na XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007
1. Problema
Qual é a real percepção e opinião do Idoso em relação ao uso da Internet?
Objetivo Geral
Avaliar a relação entre o Idoso e a Internet
Objetivos Específicos
- Analisar o comportamento do Idoso em relação ao uso da Internet
- Verificar quais são as ferramentas utilizadas para a utilização e comunicação com o meio
- Verificar quais são as dificuldades encontradas pelo idoso no uso e na aprendizagem dessa tecnologia
2. Principais teorias do referencial teórico
É necessário compreender suas limitações características a fim de identificar atividades desempenháveis e satisfatórias para os idosos e, assim, poder estipular meios de reinserção desses indivíduos nas relações sociais contemporâneas, marcadas pelas novas tecnologias (Garcia, 2001).
O perfil do idoso mudou muito nos últimos tempos. Tempos atrás, o idoso recolhia-se ao seu aposento e vivia o resto de sua vida dedicado aos netos e revivendo suas lembranças.
Atualmente, os idosos representam maior vitalidade e anseiam por viver projetos futuros, por contribuir na produção e até mesmo, por intervir nas mudanças sociais e políticas (Kachar, 2002)
De acordo com Santos (2005), pode-se observar a evolução da sociedade através de seu processo histórico. A revolução Industrial modificou a vida das pessoas com o uso da energia elétrica. Hoje as revoluções tecnológicas como, por exemplo, o uso do computador, estão alterando a relação das pessoas na sociedade.
A geração dos idosos de hoje tem apresentado dificuldades em entender a nova linguagem e em lidar com os avanços tecnológicos, até mesmo nas questões mais básicas, como o uso de eletrodomésticos, celulares e caixas eletrônicos. Todas essas mudanças podem tornar o idoso um elemento de exclusão social (Kachar, 2002).
3. Método
Participaram da pesquisa 32 idosos com a média