Per Odo Pr Socratico
23/03/2015
Rafaella Aguiar
Eliã Bordignon
1º Ano
Ensino Médio
Professor Anderson
ETCT- Positivo
Índice
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Fontes
Introdução
Sócrates é considerado um divisor de águas para a filosofia, então todos os filósofos que lhe antecederam são denominados de pré-socráticos. Nesse período, a filosofia foi utilizada para explicar a origem do mundo e investigar o cosmos (a ordem geral do universo) e a physis (a natureza a substancia física do mundo), e por isso, segundo Nietzsche, foi o período mais importante da historia da filosofia. Eles buscavam um princípio que estaria presente em todos os momentos da existência de tudo.
Desenvolvimento
A filosofia pré-socrática esteve se desenrolado entre o século VII a.c. ao século V a.c. Tales de mileto foi o primeiro pré-socrático a se ser escrito e foi um dos principais, junto com Heráclito, Anaximandro, Xenófanes e Permênides. Do legado de tais filósofos têm-se apenas fragmentos de suas obras. Romperam a visão religiosa sobre a natureza que predominava na época adotando uma forma cientifica de se pensar. Eram desprendidos de qualquer coisa material se dedicando somente ao estudo da natureza.
Conclusão
Os pré-socráticos inspiraram a interpretação de filósofos contemporâneos como Nietzsche, e Hegel, que aplicou seu sistema na história da filosofia. Foram fundamentais e pioneiros na filosofia, se dedicaram para o estudo científico da natureza e da origem do universo.
Fontes
http://www.educacional.com.br/lip2/COL2/ED10/FILEM1V1/#SEC44535
http://www.templodeapolo.net/civilizacoes/grecia/filosofia/presocraticos/filosofia_presocraticos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_Gr%C3%A9cia_Antiga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-socr%C3%A1ticos