M Todo Korsakoviano
Método consagrado para preparar altas potências com mais rapidez e com escassez de frasco.
O Método Korsakoviano (K), também chamado de método do frasco único ou do fluxo descontínuo, foi criado em 1832 por um oficial do exército russo chamado Korsakov para simplificar o método de Hahnemann. Teve a idéia de realizar a dinamização em um único frasco que, ao ser esvaziado, retinha nas suas paredes a quantidade de líquido equivalente a um centésimo do volume anterior, sendo necessário acrescentar mais 99 partes de insumo inerte e sucussionar a solução assim obtida para alcançar a potência seguinte. É importante ressaltar também que, a cada nova diluição, a mistura deve ser agitada por 100 vezes de maneira vigorosa, quer mecânica quer manualmente. Para a identificação das diluições preparadas por esse método, usa-se a letra K, precedida pelo número que indica a quantidade de diluições realizadas: uma diluição de 15K indica, por exemplo, a 15ª diluição Korsakoviana. Vários fatores colaboram para a indefinição da escala (proporção entre os insumos ativo e inerte), como a viscosidade da solução, o tamanho e a porosidade do frasco, a força empregada na dinamização etc.
Portanto, o método korsakoviano não apresenta escala definida como o hahnemanniano. Seu uso é consagrado para preparar altas potências com mais rapidez e quando não há número suficiente de frascos esterilizados. Todavia, como não se trata de um método exato, sua utilização somente se justifica em casos de urgência médica.
Preparo de medicamento homeopático pelo método korsakoviano Segundo a Farmacopeia Homeopática Brasileira (ANVISA, 2011a) para o preparo de medicamento homeopático pelo método korsakoviano deve-se:
Colocar num frasco quantidade suficiente da matriz na potência 30 CH de modo que ocupe de 1/2 a 2/3 de sua respectiva capacidade. Emborcar o frasco, deixando o líquido escorrer livremente por cinco segundos. Adicionar o insumo inerte na quantidade previamente estabelecida e