pequeno principe
Segundo Mauro (2007) a melhor opção para compras no sistema de franquias é o credenciamento de fornecedores por parte do franqueador, autorizando a venda direta aos franqueados a custos inferiores aos do mercado. Em se tratando de gestão, é imprescindível falar de marketing, que na visão de Maricato (2006) é tudo aquilo que venha a contribuir para melhorar a relação de troca entre a empresa e o mercado, a formação de cultura e o desenvolvimento de ações para atividades empreendedoras no sentido de manter clientes satisfeitos e aumentar a participação no mercado.
---//---
Na visão de Justis e Judd, o processo de formatação de uma franquia envolve diversas fases. Saiba quais são elas:
Fase I: Pesquisa e análise Esta fase inclui um estudo de viabilidade econômico financeiro e de atratividade mercadológica, que deve apontar a adequabilidade estratégica e tática da opção pelo sistema de franchising, diante das características intrínsecas do negócio e do mercado. Deve ser elaborado um estudo do mercado e da concorrência, além de um dimensionamento físico-financeiro do negócio a ser franqueado, com base nas experiências piloto, além da estrutura necessária para o franqueador.
Fase II: Desenvolvimento organizacional Esta fase engloba os fatores internos e externos necessários para o desenvolvimento do sistema de franchising. Com base na análise dos aspectos legais, fiscais, contábeis, logísticos e ambientais que possam influir no negócio, e da análise do perfi l mínimo e do perfi l ideal do franqueado, identifica-se quais os aspectos da organização que ainda devam ser desenvolvidos ou aprimorados para que franquias possam ser concedidas. Quase todas as empresas passam por ajustes em sua organização para que possam franquear seu conceito. A resultante dessa tarefa é a