pequeno principe
Digo um clássico infantil pq, em sua criação fora destinado às crianças... no entanto apresenta um grande teor poético e filosófico.
Era uma vez... um príncipe que vivia em um pequeno planeta, na verdade, no Asteróide b- 612. Ele ama seu lar e sua rosa, que é a rainha do seu mundo! Mas um dia o Pequeno Príncipe decide viajar pelo mundo, conhecer os mistérios e as coisas interessantes. Viaja então até a Terra, onde, sem saber onde aterissar acaba parando no deserto.
Lá encontra um homem que se empenha em consertar seu avião. Quando ele ouve uma pequena voz lhe pedindo para desenhar uma ovelha, toma um susto e observa o pequeno visitante. Daí os dois começam a criar uma grande amizade. Ele descobre que o príncipe veio de um planeta tão pequeno que ele podia observar o pôr do sol a qualquer momento que quisesse, tendo apenas que se virar. A razão por que ele queria a ovelha era porque as ovelhas comem pequenas plantas. Ele queria que a ovelha comesse os baobás que eram um grande problema em seu planeta. O homem responde que os baobás são árvores grandes, mas o príncipe explica que elas começaram pequenas. No desenrolar da conversa, o príncipe fala da sua flor e mostra preocupação, pois as ovelhas também comem flores. A flor, apesar de bela e cheirosa, era boba e exigente. Mesmo que ingenuamente não tivesse medo de tigres, crendo que seus espinhos a protegeriam, ela exigia que o príncipe construísse uma tela para protegê-la do calor. Ela lhe disse para colocá-la debaixo de uma esfera de vidro à noite para protegê-la do frio. Contou ao homem que apesar de amá-la, ele se cansou de ouvir suas palavras e suas exigências, por isso ele deixou o planeta. Antes de chegar à terra, visitou muitos planetas. Um rei vivia no primeiro planeta que ele visitou. O rei ficou feliz em ter um súdito. O rei exigiu obediência. Ele