pequenas e medias empresas
PARTICIPANTES:
ELANGELA JESUS DOS SANTOS CARDOSO
PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Trabalho
Interdisciplinar
apresentado parcialmente como pré-requisito para aprovação na disciplina:Pequenas e
Médias
Empresas, curso de Logística do
Centro Universitário Unijorge, sob a orientação do Profª. Ana Carine
Queiroz
SALVADOR
2014
No mundo empresarial rege um ditado que diz: ¨Abrir um negócio é fácil, difícil é mantê-lo.
Na prática, esse ditado mostra ser uma realidade cruel. Segundo um levantamento realizado pelo SEBRAE (2004), 30% das empresas brasileiras fecham suas portas no primeiro ano de vida. De acordo com os dados da Instituição, cerca de 96% das empresas que fecham suas portas nos cinco anos iniciais pertenciam ao segmento das micros e pequenas empresas.
Muitas empresas ainda fecham suas portas por não entenderem a importância real de um plano de negócio. O objetivo principal de um plano de negócios, que pode ser aplicado tanto em uma empresa iniciante quanto em uma organização já existente, é, a partir da ideia central, definir formato, identificar os pontos de diferenciação pelos quais a companhia irá competir no mercado e levantar fraquezas e vantagens da concorrência. Kotler (2000, p. 86) define planejamento estratégico como um processo gerencial de desenvolver e manter ajuste viável entre os objetivos, experiências e recursos da organização e suas oportunidades de mercado mutantes. De acordo também com o consultor em gestão empresarial, Sidney Shiroma, diretor da Fagus
Consultoria, é essencial uma pesquisa aprofundada sobre o ramo de atuação e um planejamento para iniciar o futuro empreendimento. Não possuir um plano de negócios ou planejamento estratégico, que oriente os rumos da empresa, é algo prejudicial. Mas, geralmente, os problemas e as falhas do empreendimento acontecem pela forma que o próprio empresário está administrando seu negócio.
Existem alguns erros mais