pequenas e medias empresas
Atualmente a retenção de talentos tem se tornado algo de muita importância para o crescimento, sobrevivência e permanecia das pequenas e medias empresas e no mercado. Com a ajuda da globalização o gestor destas entidades deve ter capacidades para gerenciar com competência, de modo a satisfazer e reter estes colaborados que representam um alto valor para as organizações, para que com isso se tenha fortes resultados. Diante deste contexto este trabalho acadêmico nos submetem analisar os métodos usados por este gestores visando a satisfação dos seus colaborares a retenção desde talentos nas organizações e como estas empresas se manter estável no mercado de trabalho.
PALAVRA-CHAVES: Reter de Talentos, Organizações, Gestão de Pessoas,
2- INTRODUÇÃO
A busca pela sobrevivência das organizações tem mudado os paradigmas organizacionais, no sentido de que se antes era necessário motivar os funcionários, hoje, precisa-se buscar o seu comprometimento. Isto faz com que as empresas despertem para importância dos ambientes positivos, onde os colaboradores possam encontrar condições favoráveis para trabalhar mais eficazmente, aliando-se a isso a oportunidade de efetivos estímulos para seu desenvolvimento.
“As pessoas precisam dirigir seus esforços e talentos para o mesmo objetivo, mas sabe-se que é vital um maior desempenho dos indivíduos, e a empresa precisa contar com este apoio. O ser humano requer aprendizado contínuo para fazer parte de uma organização e esta para manter-se nos padrões de exigência do mercado”. (XAVIER, 2006).
“Pequenas e médias empresas (MPEs) representam 20% do PIB, são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no país. São reconhecidas pela absorção de mãos de obras, incluindo aquela com maior dificuldadede inserção no mercado de trabalho. Elas são fundamentais para promover o crescimento econômico, criar empregos e renda e melhorar as condições de vida da população. Os indicadores desse segmento empresarial demostram sua