Pequenas e medias empresas inovações
Inovação – Tipos, conceitos e características.
Definição de inovação:
A palavra “inovar” vem do latim in + novare, que significa “fazer novo”, “renovar” ou “alterar”.
“A inovação é a criação de coisas novas ou o rearranjar de coisas antigas, mas de uma nova forma.” (VANCE, 1988)
Fases do processo da inovação: - Ter uma nova ideia ou repensar uma ideia antiga; - Reconhecer as oportunidades que existem e que podem ser promovidas; - Escolher as melhores alternativas; - Aplicar a ideia ou o conceito.
Etapas que envolvem o processo estruturado para o desenvolvimento de um novo produto: - identificação do alvo; uma breve fase de pesquisa; - Construir o negócio; - Design e desenvolvimento; - Testar e validar; - Etapa do lançamento, onde o produto é comercializado.
Inovar é, muitas vezes, “desconfortável” para as empresas, pois envolve mudança e assumir riscos.
A inovação torna-se uma diferenciação da empresa sobre a concorrência, principalmente em se tratando de concorrência perfeita.
Os riscos da inovação: - Incerteza inerente aos projetos de inovação - A necessidade de avançar rapidamente que pode implicar liderança e visão, duas características associadas ao empreendedorismo. - Resistência a novos caminhos, a inércia que pode destruir a iniciativa e obrigar que os empreendedores sejam persistentes.
Sucessos e insucessos - 47% das inovações pioneiras falham em sua primeira tentativa de êxito. - Os pioneiros estão relacionados apenas com 10% de porcentagem do mercado; - A inovação não é “treinada”, muito menos incentivada
Causas do insucesso: - Gestão - Financiamento e controle da gestão - Mercado
Causas do insucesso - Gestão * Inviabilidade do negócio: * Inexperiência ou deficiência da gestão e organização; * fraco serviço de apoio aos clientes; * Falta de planejamento.
Causas do insucesso - Financiamento e controle da gestão * Deficiente controle de custos; * Fluxo de caixa negativo (liquidez); * Fontes de