aplicação das inovações tecnológicas em pequenas, médias e grandes empresas
1- Conceito: relatório é descrição objetiva de fatos, acontecimentos ou atividades, seguidas de análise rigorosa, com o objetivo de tirar conclusões ou tomar decisões.
2- Objetivo do relatório: descrever, de modo exato, completo e livre, o que observou, viu ou ouviu, o que se disse a respeito de um debate, para satisfazer a quem desconhece o fato.
3- Orientações:
Por ser noticiamento de ocorrências ou atividades, o relatório tem as qualidades de fidelidade, objetividade e exatidão de um relato, análise lúcida dos fatos ou dados relatados acompanhada de indicação de conclusões ou decisões.
a) Primeiramente, o relatório deve responder à pergunta: O que se passou?
A base do relatório é um fato ou um conjunto de fatos ou dados:fato, fatos ou dados devem ser definidos, situados, descritos. Essa descrição pressupõe observação sistemática e estudo aprofundado da ocorrência: não é um acúmulo de informações pormenorizadas e com detalhes pitorescos ou pinçados ao acaso. Ao contrário, limita-se à essencialidade, à utilidade, concentra-se naquilo que é característico e sugestivo de acordo com os objetivos: essa descrição deve permitir ao leitor uma ideia precisa e correta da realidade e, por isso, o relatório é fiel, objetivo, imparcial, seletivo e crítico dos fatos e dados.
b) Em seguida, o relatório deve responder à pergunta: O que se deve pensar sobre o assunto?
A característica do relatório deve ser ele uma elaboração pessoal do relator:exige análise, reflexão, raciocínio, mobilização das capacidades científicas e técnicas de quem relata.
Por elaboração pessoal do relator entende-se:
- apreciação dos fatos ou dados para análise;
-classificação das partes constitutivas dos fatos ou dados;
-verificação do valor de cada parte no conjunto dos fatos ou dados;
-explicação da apreciação realizada;
-análise das conclusões ou soluções pertinentes diante dos fatos ou dados;
-escolha das conclusão mais pertinente ou da solução