Pequenas experiencias
1. Objetivo
Pequenas experiências para presenciar reações químicas.
2.Introdução:
Experimento a:
Os indicadores ácido-base são utilizados para observar a acidez ou basicidade de determinada solução. Quando adicionados a uma solução, os indicadores ligam-se aos íons H+ ou OH-. Ao ligar-se a estes íons, a configuração eletrônica dos indicadores são alteradas e conseqüentemente, altera-se a cor.
Experimento b:
A pasta de elefante é um experimento realizado de formação instantânea de uma espuma. Para este efeito são utilizados peróxido de hidrogênio (água oxigenada), iodeto de potássio e sabão.
A água oxigenada possui um átomo a mais de hidrogênio do que a água comum. Esse oxigênio é facilmente liberado. Essas soluções são instáveis, ocorrendo decomposição lenta à temperatura ambiente, com formação de água e oxigênio.
2 H2O2(aq) –> 2 H2O(l) + O2(g)
Experimento c:
Um estágio importante do processo de precipitação é o começo da nucleação. A criação de uma hipotética partícula sólida A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química. O sólido formado na reação química é chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substância insolúvel, o precipitado, é formada na solução devido à reação química ou quando a solução foi super saturada por um composto. A formação do precipitado é um sinal de mudança química. Na maioria das vezes, o sólido formado "cai" da fase, e se deposita no fundo da solução (porém ele irá flutuar se ele for menos denso do que o solvente, ou formar uma suspensão).
Essa reação é útil em muitas aplicações industriais e científicas pelo qual a reação química pode produzir um sólido que será coletado da solução por filtração, decantação ou centrifugação.
Inclui a formação de uma superfície, o que necessita de energia baseado na relação energia de superfície do sólido e da solução. Se essa energia não estiver disponível, e nenhuma superfície de nucleação adequada estiver disponível,