Peocesso administrativo
Departamento – Administração
Disciplina – Fundamentos da Administração
Professor – Afonso Farias
Aluno(a) –
Introdução
Há milhares de anos que existem pessoas responsáveis pelo planejamento, pela organização, pela direção e pelo controle. Em relação às pirâmides de Egito, se tem conhecimento de que para se fazer uma era necessária mais de mil pessoas durante vinte anos. A Bíblia (Êxodo 18:13-27) nos relata como o pai de Zípora, mulher de Moises, de nome Jetro, sugere a necessidade de administradores para delegar autoridade em uma grande organização, e de se envolver somente nos casos pouco convencionais ou excepcionais que não pudessem ser resolvidos por administradores de níveis inferiores. A Igreja Católica Romana possui na atualidade uma estrutura que foi essencialmente estabelecida no século II d.C.
Ao inserirmos neste trabalho nosso conceito sobre ação ou dinâmica organizacional relacionada intimamente com o papel de administrar, fundamentamos nossos pontos de vista através de conceitos, exemplos e situações reais que ao serem exploradas enriquecem seu conteúdo e possibilitam uma maior compreensão.
O Processo Administrativo
O processo administrativo (P. A.), partindo-se de uma forma ampla e geral, pode ser abordado como o meio pelo qual os chamados entes públicos se utilizam para regular as atividades no âmbito de sua administração. Processo administrativo, em sentido prático, amplo, é o conjunto de medidas jurídicas e materiais praticadas com certa ordem cronologia, necessárias ao registro dos atos da Administração Pública, ao controle do comportamento dos administrados e de seus servidores, a compatibilizar, no exercício do poder de polícia, os interesses público e privado, a punir seus servidores e terceiros, a resolver controvérsias administrativas e a outorgar direitos a terceiros. Desse conceito extrai-se que o processo administrativo tem sua importância tanto do ponto de vista da