Pentaminós
DISCIPLINA: INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA 2
ROTEIRO PARA A CRIAÇÃO DOS PENTAMINÓS
Os pentaminós são formados por cinco quadrados de lados juntos sem a formação de “buracos” possibilitando, assim, a formação de um total de doze peças diferentes (figura 2).
Para facilitar a utilização, cada pentaminó está devidamente nomeado de acordo com a letra com a qual possui maior semelhança.
Utilizaremos o Programa Régua e Compasso para construir os pentaminós.
Antes de começar a construir o pentaminó precisaremos construir um quadrado para termos uma base do tamanho do pentaminó. Depois do quadrado pronto começaremos a construir o nosso pentaminó.
Na Barra de Ferramentas usaremos primeiro o botão círculo com raio fixo, em seguida reta e depois circulo, onde definiremos os movimentos de rotação e translação do pentaminó que iremos construir.
Usaremos o botão compasso para medir o tamanho do lado do quadrado para marcarmos em cima do ponto de interseção entre reta e o círculo.
Com o botão segmento marcaremos um dos lados do quadrado. Marcamos com o botão perpendicular a duas linhas passando por cada extremidade do lado que marcamos. Depois é só usar o botão circulo para desenhar o quadrado. Usa o segmento para marcar todas as laterais do quadrado.
Para pintar basta clicar no botão polígono para pintar os quadradinhos.
Para a construção ficar “limpa” usa-se o botão ocultar objetos para esconder todas as construções que não precisa aparecer e só deixar os quadradinhos dos pentaminós.
Cada pentaminó é de um tipo, mas o modo de fazer é sempre o mesmo, o que irá mudar é o formato em que os quadradinho irão ficar.
Para movimentar os pentaminós e começar a brincar basta clicar no botão mover ponto para movimentar clicando na bolinha vermelha ou rotacionar clicando na bolinha azul.
Por último basta guardar a construção para salvar no seu computador